Header Ads

Site divulga CPF e expõe brasileiros ao risco de fraudes

Na internet, petição para tirar o site do ar já tem mais de 112 mil assinaturas.(Márcio Fernandes/AE/VEJA)
O site NomesBrasil tem causado preocupações em brasileiros que temem riscos de fraudes causados pela exposição de dados. Na página, basta colocar o nome para achar o CPF da pessoa correspondente. Uma petição online para tirar o site do ar já tem mais de 112 mil assinaturas. O principal temor é de que algum fraudador consiga contratar serviços em nome da vítima, disse a Boa Vista SCPC ao jornal Folha de S.Paulo.

Também é possível fazer crediários no nome da vítima e consultar a situação do contribuinte junto à Receita Federal, abrindo uma extensa possibilidade de golpes. Apenas em fevereiro, a empresa de informações financeiras Serasa Experian diz ter registrado 145.534 fraudes envolvendo roubos de identidade.

O advogado Alexandre Gontijo sugere que quem tenha dados pessoais expostos deve pedir às autoridades responsáveis a retirada do site do ar. Em São Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) diz já ter recebido duas denúncias - uma em Campinas e outra em Franca, no interior de São Paulo. Também há denúncias em Estados como Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Veja
Postar um comentário