Header Ads

Editorial: a importância de se investir na Festa de Maio

Apresentação do grupo Harmonia do Samba, domingo, dia 25 (Facebook/Xanddy Harmonia)
Da Redação
Portal Ponto Novo
Mais uma vez a Festa de Maio provou que, sendo bem planejada, pode ser a maior fonte de renda para o comércio durante todo o ano, bem como a principal atração turística do município. Neste ano, a Prefeitura usou um recurso simples, mas que faz toda a diferença no sentido de atrair mais pessoas e aumentar as vendas no comércio local, que foi divulgar as atrações com mais de um mês de antecedência.

Isso permitiu que pessoas que moram em outras cidades e até mesmo em outros Estados pudessem se programar e curtir os dois dias de festa na cidade. O comércio se preparou para atender a demanda dos clientes, que não abriram mão da elegância na maior Festa da região.

Dentre os pontos positivos da Festa de Maio 2014, pode-se destacar a já mencionada divulgação antecipada das atrações, a organização dos ambulantes nas ruas no entorno da Praça do Comércio, apesar da dificuldade em impedir que vendedores de bebidas subissem à Praça durante a Festa, provocando desconforto aos foliões, uma vez que a superlotação por si mesma, já o fazia. A proibição de vendas de bebidas em garrafas de vidro e o posicionamento dos "elevados" nos cantos da praça contribuiram para a tranquilidade dos foliões. O esquema de segurança foi perfeito, tanto na praça, como na avenida e nas ruas da cidade. Informações preliminares dão conta que apenas roubos de celulares foram registrados, gerados pela liberação de rede wi-fi por empresas que prestam serviços na cidade, fazendo com que muita gente vacilasse ao utilizar seus aparelhos. Aliás, wi-fi grátis foi outro ponto positivo, uma vez que permitiu a publicação, em tempo real, das imagens e videos capturados pelos foliões, ajudando a promover a Festa de Maio.

Não há como negar que graças a essa ação, a Festa de Maio e as imagens postadas se tornaram o centro das atenções, ganhando centenas de comentários nas redes sociais. Nunca uma edição do evento foi tão comentada de forma positiva na internet.

Como demonstrado aqui no Portal Ponto Novo antes da Festa, os internautas aprovaram as contratações, e provaram isso durante os shows. Na enquete disponível, fica claro mais uma vez que, realmente, o povo aprovou.

Com relação aos pontos negativos, nenhum merece muito destaque, porque não interferiram na organização nem tiraram o brilho do evento. Contudo, é importante destacar que, tudo que puder ser feito para que a Festa de Maio ganhe mais espaço na mídia, deve ser realizado, porque ela é, sem dúvida, a maior atração turística do município, e por que não da região? Basta pensar, qual outra cidade proporciona aos foliões duas festas no mesmo fim de semana, grátis, com segurança e uma estrutura adequada, na avenida e na praça?

Talvez a Festa de Maio pudesse, aos poucos, ir ganhando mais um dia, e assim ir subindo ainda mais de nível, aumentando o fluxo turístico na cidade, ganhando um novo local para não correr o risco de não suportar a superlotação provocada por uma grande atração, ganhando mais patrocinadores e por fim, fazer parte da grade das grandes festas do Estado. Não é difícil tornar isso uma realidade, basta uma equipe que comece um planejamento logo na segunda-feira após a Festa, para que a seguinte seja a cada ano melhor.

Parabéns aos organizadores e a todos que estiveram envolvidos na Festa de Maio 2014. Como já foi prometido, em 2015 será melhor, e vamos cobrar isso. Podem escrever!
Postar um comentário