Header Ads

Não estaria na hora de Ponto Novo ter um Parque Urbano?

 Projeto de construção do Parque Linear Urbano Parahyba, em João Pessoa-PB. (Secom)
Da Redação
Portal Ponto Novo
Por Josimar Ferreira
A cidade de Ponto Novo foi abençoada por Deus e está situada estrategicamente às margens da Rodovia Lomento Júnior e do Rio Itapicuru-Açu, porém, por aqui, poucas são as idéias para aproveitar esse imenso potencial e melhorar a qualidade de vida da população e atrair mais turistas.

Uma sugestão do Portal Ponto Novo seria a construção de um Parque Urbano, que seria uma ótima fonte de lazer, alternativa aos balneários do município e de Filadélfia, uma vez que a região é muito quente na maior parte do ano. Esse parque serviria para que as pessoas da cidade pudessem aproveitar o ar puro, as sombras e o ambiente agradável, para passar mais tempo com a família e amigos. Locais nas imediações do Rio Itapicuru ou mesmo nas proximidades riacho que corta a Avenida Lomanto Júnior, seriam ótimas opções.

Mas o que é um Parque Urbano?
Diferentemente das Unidades de Conservação, existem parques cujo objetivo principal não é a preservação da natureza. Esses parques são classificados como Parques Urbanos e têm como finalidade principal oferecer opções de lazer à população.

Os Parques Urbanos são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes. Em sua maioria, oferecem também serviços culturais, como museus, casas de espetáculo e centros culturais e educativos. Também estão frequentemente ligados a atividades esportivas, com suas quadras, campos, ciclovias, etc.

A grande vantagem dos parques urbanos é propor aos moradores a opção de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, fauna e flora, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. É neles que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que faz deles uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

Então, seria tão custoso se construir um Parque Urbano em Ponto Novo e explorar o que já temos de potencial? Qual a sua opinião sobre este tema?
Postar um comentário