Header Ads

Editorial: Somos invisíveis para os Poderes Públicos

Caro internauta,  a seguir nosso artigo de repúdio ao tratamento dos poderes dado a nossa categoria.

Com o avanço de acesso da internet em nossa cidade e a busca pela noticia local, surgiram ao longo destes últimos cinco anos os blogs (Portal Ponto Novo, Rádio Cidadão e Encimadanoticia1) e o Portal (Portal Acontece). Ambos os sites são conhecidos pelo público pontonovense. Afinal, é o internauta que decide qual deles vai acessar para ler as noticias locais e regionais.

Não estranhe se muitas vezes as noticias dos poderes públicos, por algum motivo, forem divulgadas em mídias de outras cidades.
Algumas questões ficam no ar: será que os poderes públicos locais não tem o conhecimento que existem blogs e portais aqui em Ponto Novo? Será que a mídia fora do município tem um compromisso maior com os mesmos?

Divulgar as ações é muito importante para chegar ao conhecimento público, porem, os responsáveis pela mídia digital de Ponto Novo entendem que a câmara de vereadores não apoia o trabalho dos comunicadores da cidade, que votam, que residem e que tem compromisso com o próprio município.

Estamos nos referindo a uma publicação de informativo em um blog de Senhor de Bonfim. Ou seja, entendemos que não buscaram fazer um levantamento dos canais de informação locais que chegam todos os dias, 24 horas no ar, através da internet, ao povo de Ponto Novo.

E não para por ai: ainda existem assessores de comunicação de câmaras, prefeituras e de deputados que enviam todos os dias pautas de noticias para nossos e-mails sem citar em nenhum momento o acerto de um o compromisso publicitário. E ainda alguns chegam até ligar para as nossas redações questionando: você recebeu nossos e-mails? Porque ainda não Publicou?

O procedimento de parceria é legal e acontece em qualquer outra mídia; será que somos obrigados aqui a fazer caridade para esses e divulgar as noticias destas gestões publicas de forma gratuita?

Aqui em Ponto Novo, até o presente momento, a mídia local é invisível para aqueles que dizem que lutam pelo crescimento de Ponto Novo. Entretanto, com as proximidades das eleições certamente irão lembrar da imprensa local, dizendo, por exemplo: “que quando ganhar as eleições irão prestigiar os comunicadores, que eles são importantes para noticiarem os fatos locais para a região e, claro, servir de canal para publicarem os seus projetos para o povo.”.

Franqueamos a palavra aos poderes…

Grupo de Blogs e Portais da cidade de Ponto Novo-BA


Opinião exclusiva do Portal Ponto Novo:
O Portal Ponto Novo se solidariza com os mentores do editorial acima, mas acredita que uma parceria deste deste Blog com o Poder Público Municipal é praticamente inviável, uma vez que esses acordos acabam por cercear o direito de criticar, de postar uma matéria expondo alguma situação ruim da Administração. Talvez por isso esse veículo de comunicação nunca foi procurado para tal.

Contudo, o trabalho continua sendo realizado, mesmo sem apoio financeiro oriundo de acordos publicitários com o Poder Público. E o lado bom disso é que o Portal Ponto Novo continuará exercendo seu papel com dignidade e imparcialidade, qualidades que se perdem diante de acordos de publicidade desse tipo.

Reitera-se aqui que o PPN está aberto a qualquer acordo de publicidade, desde que ele não fira os princípios básicos do bom jornalismo e da ética, mesmo que não seja a ética profissional. Acredita-se aqui que o crescimento do PPN é fruto dessa postura.

O município deveria, sim, dar a oportunidade aos veículos de comunicação locais, independente da postura deste ou de outro, mas todos nós sabemos que muitos interesses estão em jogo nesses momentos, inclusive a cumplicidade exigida pelos Poderes Públicos e a tal "confiança" de que o blog ou site não vai postar nada que o desagrade.
Postar um comentário