Header Ads

Editorial: falta de compromisso, respeito e cuidado de alguns, mancham credibilidade de sites e blogs da região

Da Redação
Portal Ponto Novo
Credibilidade, responsabilidade, respeito e cuidado, definitivamente, não são palavras que fazem parte do dicionário de alguns blogueiros e jornalistas da região. Alguns desses cidadãos se prestam a papeis tão baixos que não condizem com o que eles tentam fazer no mundo virtual, que é levar informação com seriedade.
Nos últimos dias sites e blogs estiveram divulgando uma foto das chuvas do mês de novembro de 2012 em Senhor do Bonfim, como se fosse de abril de 2013; não satisfeitos com a falta de cuidado, outros estão divulgando uma imagem da Barragem de Ponto Novo quando estava
transbordando (nem se sabe ao certo em que ano ela foi tirada) como se fosse uma foto atual. O primeiro a divulgá-la, sequer tem o cuidado de postar uma legenda, informando que a imagem não é recente, apesar de o título sugerir a situação atual da Barragem, levando outras pessoas a cometer o mesmo erro.
A imagem superior é a que está sendo divulgada como situação atual da Barragem. Crédito: divulgação. Foto inferior: Manoel
De forma frequente, é possível ver que estas mesmas pessoas copiam matérias de outros blogs e sites e sequer dão os devidos créditos, outras vezes as copiam de outros blogs que também as copiaram, mas sequer observam que os créditos estão logo abaixo da matéria, e acabam creditando ao blog errado.
Ainda é possível identicar aqueles que aproveitam uma foto com direitos autorais, inclusive logomarcas, para editá-las e cortar a identificação do autor, de forma leviana e irresponsável, vão de encontro às regras de boa conduta e do bom jornalismo, demonstrando tamanha leviandade e falta de caráter.
Convém lembrar que a gramática de alguns deixa seus textos tão bizarros, que, para se publicar em outros sites, é preciso editar a matéria completamente ou perder vários minutos tentando corrigir os erros grotescos de concordância e ortografia, um absurdo!
Sinceramente, às vezes dá vergonha navegar por alguns blogs e sites da região. Vergonha também, é o que falta para alguns cidadãos que se dizem formados em jornalismo, ou blogueiros irresponsáveis, que deveriam pelo menos respeitar os seus leitores.
Postar um comentário