Header Ads

Ponto Novo: Lideranças convencem e governo aumenta tempo de irrigação

Líderes políticos,empresariais e representante dos pequenos irrigantes do distrito de irrigação de Ponto Novo estiveram ontem em Salvador onde foram recebidos em audiência pelos secretários de Meio Ambiente Eugênio Spengler, da Agricultura Eduardo Salles, Diretora Geral do Inema Márcia Telles, Diretor presidente da CERB Bento Ribeiro Filho, além do Deputado Estadual Mário Negromonte Júnior.
Acompanhados pelo prefeito Adelson Carneiro, o vice prefeito Artur Paiva, vereador Arnobio Carneiro, gerente do distrito Adilson, presidente do conselho do distrito JailtonAraujo e o sócio diretor do Sítio Barreiras Fábio Régis.
Na pauta da audiência, o prefeito Adelson falou das dificuldades enfrentadas pelo município em decorrência da seca, mas ressaltou que as chuvas recentes nas cabeceiras do Rio Itapicuru trouxeram um alívio para a agricultura de irrigação, mas que naquele momento reivindicava o aumento do tempo de irrigação para 12 horas/dia, e uma posição do governo em relação a ampliação da barragem de Ponto Novo.
Depois de mais de duas horas de entendimentos, propostas, troca de informações e debates, ficou acordado que a partir de hoje(07), o tempo de irrigação passa a ser de 12 horas/dia, até o dia 07 da Março. Caso a situação de seca permaneça, depois de 07 de Março o tempo de irrigação passará para 04 horas/dia por mais trinta dias e posteriormente, caso a seca persista, a irrigação será paralisada totalmente em 07 de Maio, depois de avaliadas as condições do momento. Ficou ainda decidido que durante o próximo mês, a barragem de Pindobaçu continuará alimentando a de Ponto Novo, mantendo-a no nível atual.
Em relação a ampliação da Barragem de Ponto Novo, o Diretor Presidente da CERB, Bento Ribeiro explicou que a ampliação está garantida e que a empresa executora da obra está finalizando os estudos orçamentários, com possibilidades de que a ampliação esteja concluída no início do próximo ano.
 
(Escrito por Arnobio Carneiro/Itapicuru FM)
Postar um comentário