Header Ads

Papa Bento 16 deixa comando da Igreja Católica nesta quinta-feira (28)

Despedida oficial do papa ocorrer às 16h, pelo horário de Brasília. AP Photo/Andrew Medichini
Nesta quinta-feira (28), às 8h de Roma (16h de Brasília), o papa Bento 16 deixa oficialmente a liderança da Igreja Católica. O alemão Joseph Ratzinger, se tornará o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos.
De acordo com a CNN, o líder de cerca de 1,2 bilhões de católicos em todo o mundo deixa o Palácio Apostólico, morada oficial do papa, no Vaticano, e passará uma temporada na residência papal de Castel Gandolfo. Após a renúncia, Bento 16 se dedicará a uma “vida de preces” e deve permanecer afastado da vida pública.
O papa ficará em retiro em Castel Gandolfo até que um sucessor seja nomeado. Depois, ele ficará recluso em Mater Ecclesiae, um monastério do Vaticano. O local costumava ser a casa de um jardineiro, como explica a irmã Ancilla Armijo.
— É apenas uma pequena casa. O que eles adicionaram foi uma biblioteca e uma nova capela.    
Na última terça-feira (26), o Vaticano declarou que Joseph Ratzinger terá o título de "papa emérito", poderá ser tratado como "Sua Santidade" e irá vestir uma bata branca simples. Além dissso, no lugar de seu calçado vermelho, Bento 16 usará um sapato marrom adquirido em uma viagem feita ao México no ano passado. 
Novo papa
O sucessor de Bento 16 será escolhido em um conclave formado por 117 cardeais de todas as regiões do mundo. Segundo o The New York Times, a grande maioria dos religiosos que participarão do conclave é da Europa — sendo que a Itália tem o maior número de cardeais.
O papa Bento 16 nomeou 67 cardeais e João Paulo 2º, seu antecessor, designou 50. Os religiosos devem ter menos de 80 anos para participar do conclave e a média de idade é de 72 anos.
O Vaticano parece ter a intenção de que um novo papa esteja eleito até meados de março e empossado antes do Domingo de Ramos, em 24 de março, de modo a poder comandar as cerimônias que antecedem à Páscoa
Por uma regra definida em 1996 por João Paulo 2º, o conclave deveria começar pelo menos 15 dias depois da vacância do trono pontifício, mas Bento 16 alterou isso para que as reuniões prévias ao conclave possam começar já em 1º de março, dia seguinte à renúncia. Caberá então aos participantes desses encontros definirem a data de início da eleição
Última aparição
Em sua última audiência no Vaticano, mais de 100 mil pessoas, incluindo muitos cardeais, bispos e personalidades, foram à Praça de São Pedro para participar da última bênção de quarta-feira de Bento 16 — a de número 348 de seu pontificado, iniciado em abril de 2005.
"Deus não deixará que a Igreja [Católica] afunde", disse o papa na manhã de quarta-feira (27) na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante uma audiência histórica diante de milhares de fiéis e personalidades de todos os continentes, que homenageiam o primeiro papa que renuncia em séculos de história.  
Em seu discurso, que durou entre cinco e dez minutos, o papa mencionou “as águas agitadas” que marcaram os oito anos de seu pontificado e disse “ver uma igreja viva” e estar “realmente emocionado”.
Postar um comentário