Header Ads

Ponto Novo: Secretário estadual de agricultura fala sobre a situação da irrigação

O secretário estadual da agricultura, Eduardo Salles esteve ontem visitando esta região. Pela manhã, em Filadélfia acompanhado por assessores, técnicos, prefeito Barbosa Júnior, deputados Roberto Carlos e Félix Júnior, vereadores e secretários, participou da inauguração do laticínio Filadélfia, empreendimento privado que produzirá queijo e derivados de boa qualidade.
Em Ponto Novo, Eduardo Salles em companhia do prefeito Adelson, vice Artur, vereadores Vida e Arnobio, secretário Zenóbio e do superintendente de irrigação Dr. Marcelo e dos representantes do conselho do distrito de irrigação, veio fazer uma avaliação dos resultados dos volumes de água acumulados nas barragens de Ponto Novo e Pindobaçu, após as recentes chuvas. Mostrou-se mais aliviado com situação em relação ao mês de Dezembro, mas ainda cauteloso diante da necessidade dos irrigantes. Diante dos números que lhe foram apresentados e bastante cobrado para aumentar imediatamente o tempo de irrigação, o secretário afirmou que a decisão sobre o tempo e o início das mudanças do período é uma decisão a ser tomada até esta sexta feira pelo comitê da seca do estado, que envolve outros técnicos e secretários, porém se comprometeu em levar o pleito dos irrigantes de Ponto Novo nesta reunião. Irrigantes desejam aumentar o tempo de irrigação em 16 horas ao dia, mas consideram razoável 12 horas. O prefeito Adelson pediu ao secretário especial empenho nesta causa ao lembrar que a economia de Ponto Novo está fragilizada com a seca e este aumenta no tempo de irrigação vai amenizar perdas e prejuízos.
Eduardo Salles falou ainda sobre a ampliação da barragem de Ponto Novo afirmando que já está agendado um encontro com o secretário estadual de meio ambiente e o prefeito Adelson para agilizar a ampliação, com um aumento de capacidade previsto em mais 25%.

Fonte e foto: Arnóbio Carneiro/Itapicuru FM
Postar um comentário