Header Ads

Novembro vai começar com chuva em grande parte do país

Fabiana Weykamp  
Atualizado em 29/10/2012

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuvas fortes no Sul do Brasil.

* Na semana passada, os maiores volumes de chuva registrados no Brasil aconteceram sobre a Região Sul. As chuvas fortes, foram associadas à formação de sistemas de baixa pressão que espalharam nuvens muito carregadas sobre a Região. Entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná, foram acumulados mais de 70 mm de chuva, como mostra a Figura 1.

* A partir do meio da semana passada, uma grande massa de ar seco, que já cobria a maior parte do Nordeste, ganhou força e avançou sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Tocantins, dificultando a formação de nuvens de chuva sobre estas áreas.
Figura 1 – Chuva acumulada no período entre 22 a 28 de outubro de 2012.
Previsão para os próximos dias no Brasil:  Outubro termina muito quente e seco na maior parte do país, mas novembro começa com chuva.    

* Uma grande massa de ar seco ganhou força e cobre a maior parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Tocantins neste início de semana. O sol brilha forte e o calor é intenso nessas áreas.

*  Já no Sul do país, a semana inicia com muitas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. Estas áreas de instabilidade vão dar origem à uma frente fria e a um ciclone extratropical que vão provocar chuva nos próximos dias em Santa Catarina e no Paraná.

* Esta nova frente fria está sendo muito esperada, pois também deve provocar o retorno da chuva nas áreas do país que estão muito secas. No final desta semana (início de novembro), este sistema avança sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e chega até à Bahia. Por causa do forte contraste entre o ar muito quente que predomina sobre essas áreas e a chegada da frente fria, há condições para chuvas de forte intensidade.

* A Figura 2 mostra o volume de chuva previsto entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro. No Centro-Oeste, os maiores volumes previstos são para o Estado de Mato Grosso do Sul. No Sudeste, há expectativa até para volumes acima de 100 mm acumulados em algumas áreas do leste de Minas Gerais. Na Bahia, as pancadas de chuva começam a acontecer a partir de quinta-feira (01 de novembro) e, até o dia 03, são previstos volumes acima de 30 mm em grande parte do interior do Estado.
Figura 2 – Previsão de chuva acumulada para período entre 30 de outubro e 03 de novembro de 2012.
* Entre os dias 04 e 08 de novembro, há previsão de muita chuva no oeste do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, no norte de Minas Gerais e em grande parte da Bahia.
Figura 3 – Previsão de chuva acumulada para período entre 04 a 08 de novembro de 2012.
 Fonte: Climatempo
Postar um comentário