Header Ads

TRE prepara gravação de dados dos candidatos nas urnas

Mídias onde serão armazenadas as informações
A Justiça Eleitoral na Bahia inicia, na segunda-feira (17/9), a fase de “geração de mídias”, momento em que os dados e fotos de cada um dos candidatos, bem como a lista dos eleitores de cada seção dentre outras informações, serão armazenados nos flashs cards, cartões de memórias que serão encaminhados para inseminação nas urnas eletrônicas.
Os procedimentos serão realizados de 17 a 21 de setembro, passando por etapas de verificação para assegurar a precisão do conteúdo dos candidatos que estará disponível ao eleitor no dia da votação.
Na antevéspera da geração será realizado o checklist (conferência de todos os dados cadastrados) do “Cand”, o sistema usado pelos Cartórios Eleitorais para processar os registros de candidaturas. Na ocasião o sistema será fechado, definindo assim a lista dos candidatos que serão enviados para as urnas.
Em Salvador, os procedimentos serão realizados a partir das 8 horas, nos cartórios eleitorais. Os trabalhos também poderão ser acompanhados por representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA), fiscais de partidos políticos e coligações.
Candidatos sub judice

Só terão os nomes inseridos nas urnas eletrônicas os candidatos classificados como aptos, aqueles cujos registros tenham sido deferidos ou que se encontrem sub judice, isto é, em grau de recurso ou dependendo de decisão.
Entram, portanto, na lista dos aptos os candidatos que tiveram as candidaturas indeferidas ou cassadas, mas que estejam aguardando julgamento de recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São ainda considerados aptos os candidatos substitutos que estão aguardando julgamento. “Isso significa que os candidatos que ainda não tiveram seus recursos de registros julgados em definitivo estarão listados nas urnas no dia das eleições”, resume o chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE, Jonas de Oliveira.

Fonte: Ivan Silva Notícia
Postar um comentário