Header Ads

Arena Fonte Nova é a primeira do Brasil a iniciar cobertura para Copa

Estádio da Fonte Nova
Com 70% das obras concluídas, a Arena Fonte Nova iniciou nesta terça-feira o processo de cobertura do estádio, que irá receber partidas da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014. A Arena Fonte Nova é a primeira do Brasil a começar a cobertura.

A estrutura será parecida com uma roda de bicicleta. Terá uma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida, que filtra a luz solar, evitando o efeito de ilha de calor, presente em grandes estruturas expostas ao sol.
 
A montagem será feita em duas etapas. Na primeira, será erguido o anel de tração inferior e, logo depois, o anel de tração superior. A cobertura irá abrigar 100% dos assentos, em uma área de 36 mil metros quadrados. A estrutura só será finalizada em dezembro deste ano.

"A primeira etapa está em processo. Em seguida vamos montar as premissas que fazem a ligação com o segundo anel de tração da cobertura para fazer o içamento final. Quando nós estivermos na etapa final do içamento é feito a montagem de arcos, que vão permitir que seja implantada a lona da cobertura", explicou José Luiz Góes, diretor de engenharia da arena.
Sustentabilidade 

Uma das características da Arena Fonte Nova é a sustentabilidade ambiental. A cobertura irá captar água da chuva, que será armazenada e utilizada para uso dentro do próprio estádio.

"A premissa de sustentabilidade gira em torno de 40% menor do que uma cobertura convencional, além do aproveitamento de águas pluviais que vai ser feito. A cobertura tem uma inclinação para fora. Essa água vai ser direcionada para um reservatório e em seguida será aproveitada para irrigação do campo e uso dos sanitários", afirmou José Luiz.

A capacidade total de armazenamento de água da chuva é de 698 mil litros. A meta é que, por ano, sejam captados 37 mil metros cúbicos de água, o que garante uma economia de 72% em épocas de chuva e 24% na estiagem.

Lindomar Assis Oliveira
Fonte: Terra
Postar um comentário